segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O DIREITO DE TRANSITAR

    
Sr. José Eurípide

Todos os atuais moradores do Acupe foram - e serão ainda mais ao final da obra - impactados pela criminosa devastação ambiental e pela irresponsável verticalização que tenta-se implantar no bairro.

O "personagem símbolo" - eco de toda uma comunidade - dessa absurda situação é o Sr. José Eurípide, residente há mais de 30 anos na baixada do "riacho" e protetor da segunda nascente, que brota em seu terreno.


Sr. José apresenta dificuldade de locomoção - causada por várias hérnias de disco - necessitando de muletas para qualquer deslocamento.

Até recentemente utilizava um caminho por dentro da Mata do Acupe para poder sair de casa, como numa "rampa natural" que dava na Rua Dr. José Carlos.

O problema é que esse decano acesso foi fechado pelo tapume da construção da OAS, obrigando Sr. José a buscar alternativas para o direito básico de ir e vir. Quase que nem isso ele teria - observem os piquetes vermelhos demarcando o limite do terreno - a não ser que passasse por dentro do riacho.


Enfim, a OAS deixou um corredor de circulação, mas, que culmina em escadas desumanas, totalmente fora de especificações, que viram verdeiros obstáculos até para pessoas sãs.


Imaginem a dificuldade enfrentada por Sr. José para o simples ato de sair de casa!

O Movimento SOS Acupe conferiu esse desafio diário e as condições sub-humanas de moradia. Uma casa simples de madeira, de chão batido, com o riacho que passa na porta transformado em esgoto a céu aberto - absurdo viu EMBASA!




Com todas essas dificuldades, Sr. José ainda se preocupa em ser o protetor da segunda e menor nascente, já que a primeira brotava no centro do terreno dos novos condomínios e foi aterrada pela OAS.

Nascente protegida por Sr. José

Preocupados com essa situação, o SOS Acupe buscou ajuda do programa QVP - Que Venha o Povo - comandado por Casemiro Neto da Tv Aratu, para tentar sensibilizar a construtora.

O folclórico e carismático repórter Zé Bim cuidou da pauta, entrevistando Sr. José e representantes do movimento.


Durante o acidentado percurso até a casa de Sr. José, a equipe entrevistou outros moradores, que ressaltaram o abandono da área pelos poderes públicos.


Ênfase para o já mencionado esgoto que acabou assolando o tranquilo riacho - cadastrado como "interferido pelo Projeto Bahia Azul" - e a falta de luz elétrica, por não oferecer boa relação custo/benefício para a COELBA.


Inacreditável!

Para vocês terem uma idéia do absurdo impetrado pela EMBASA, Sr. José - que só utiliza água da nascente - recebeu uma cobrança acumulada de R$ 7.000.

Uma piada de péssimo gosto.

O SOS Acupe está acrescentado nas reinvidicações à OAS, a inclusão de rampas para deficientes até a Rua Octacílio Santos e uma melhoria na casa de Sr. José, para que ele continue seu belo trabalho de guardião da nascente com um mínimo de dignidade.

Mas, enquanto isso, o horizonte segue ameaçador!

   
    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário